sexta-feira, 6 de agosto de 2010

atividade 5


ome do programa: Portal do Professor
Nível de ensino
Tipo de pesquisa: Ensino fundamental inicial
Componente curricular: Língua portuguesa
Tema: Alfabetização


A aula observada foi referente à: Montando palavras-Quebra cabeça, trabalho interdisciplinar que envolveu as áreas de língua portuguesa, matemática e ciências.
Essa atividade nós fez refletir sobre como podemos adaptá-la de acordo com nossa realidade e de acordo com a faixa etária dos alunos.
Achamos interessante que a professora inicialmente trabalhou o concreto através da atividade de montar um quebra cabeça, para as crianças adquirirem percepção visual e coordenação motora, conhecendo assim a atividade a ser desenvolvida. Em seqüência pediu que os alunos pensassem num objeto e na escrita da palavra. Com o objetivo de cada aluno confeccionar seu próprio quebra cabeça utilizando palitos de picolé.
Como avaliação a professora fez questionamentos se gostaram ou não da atividade, assim a professora estimula a oralidade e a interação entre os alunos.
É de suma importância a forma como a professora desenvolveu a aula. A partir dessa experiência podemos ampliar e/ ou modificar esta atividade integrando diversas áreas do conhecimento, bem como, as diferentes formas de expressão escrita, oral, audiovisual e artística.
A partir dessa aula, pensamos que esta atividade pode ser desenvolvida na educação infantil, utilizando o desenho e a pintura de brinquedos nos palitinhos.
Sugerimos que, a professora, peça às crianças que desenhe o brinquedo predileto nos palitos montando assim o quebra cabeça. Após o termino da pintura, a professora escreve as letras que compõe o nome do brinquedo em cada palito para que os alunos visualizem a escrita, identificando assim, as letras antes estudadas.
Não conhecíamos esse portal e ficamos encantadas com a diversidade de idéias e sugestões de aula e as ferramentas oferecidas no site.
Com a ampliação da rede comunicativa, o desenvolvimento da tecnologia e a proposição de atividades que estimulem o desenvolvimento conceitual e cognitivos dos estudantes temos a necessidade de cada vez mais de nos atualizar e conhecer os recursos tecnológicos disponíveis.
Ressaltamos que, toda atividade humana é mediada por tecnologia sabemos que a tecnologia por si só não muda a natureza da escola. Mas é preciso que, nós educadores tenhamos vontades próprias e conhecimento autônomo para incorporá-las em nosso cotidiano.
 Milza, .

2 comentários:

pollyana disse...

O texto ta orivem.ta

agata disse...

se quiser eu ajudo a arumar ta chata.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkk.