sexta-feira, 6 de agosto de 2010

atividade 5


ome do programa: Portal do Professor
Nível de ensino
Tipo de pesquisa: Ensino fundamental inicial
Componente curricular: Língua portuguesa
Tema: Alfabetização


A aula observada foi referente à: Montando palavras-Quebra cabeça, trabalho interdisciplinar que envolveu as áreas de língua portuguesa, matemática e ciências.
Essa atividade nós fez refletir sobre como podemos adaptá-la de acordo com nossa realidade e de acordo com a faixa etária dos alunos.
Achamos interessante que a professora inicialmente trabalhou o concreto através da atividade de montar um quebra cabeça, para as crianças adquirirem percepção visual e coordenação motora, conhecendo assim a atividade a ser desenvolvida. Em seqüência pediu que os alunos pensassem num objeto e na escrita da palavra. Com o objetivo de cada aluno confeccionar seu próprio quebra cabeça utilizando palitos de picolé.
Como avaliação a professora fez questionamentos se gostaram ou não da atividade, assim a professora estimula a oralidade e a interação entre os alunos.
É de suma importância a forma como a professora desenvolveu a aula. A partir dessa experiência podemos ampliar e/ ou modificar esta atividade integrando diversas áreas do conhecimento, bem como, as diferentes formas de expressão escrita, oral, audiovisual e artística.
A partir dessa aula, pensamos que esta atividade pode ser desenvolvida na educação infantil, utilizando o desenho e a pintura de brinquedos nos palitinhos.
Sugerimos que, a professora, peça às crianças que desenhe o brinquedo predileto nos palitos montando assim o quebra cabeça. Após o termino da pintura, a professora escreve as letras que compõe o nome do brinquedo em cada palito para que os alunos visualizem a escrita, identificando assim, as letras antes estudadas.
Não conhecíamos esse portal e ficamos encantadas com a diversidade de idéias e sugestões de aula e as ferramentas oferecidas no site.
Com a ampliação da rede comunicativa, o desenvolvimento da tecnologia e a proposição de atividades que estimulem o desenvolvimento conceitual e cognitivos dos estudantes temos a necessidade de cada vez mais de nos atualizar e conhecer os recursos tecnológicos disponíveis.
Ressaltamos que, toda atividade humana é mediada por tecnologia sabemos que a tecnologia por si só não muda a natureza da escola. Mas é preciso que, nós educadores tenhamos vontades próprias e conhecimento autônomo para incorporá-las em nosso cotidiano.
 Milza, .

atividade 6

Atividade 6 A imagem prende a atenção dos alunos, é o que comprova a atualidade. Através do olhar fazemos uma leitura ampla, assim podemos memorizar com mais facilidade. Nossos alunos estão inseridos neste meio em que a imagem prende sua atenção. O professor fez uso da tecnologia usando recursos diversos. Isto deixa os alunos motivados a participarem das atividades bem como ler e escrever. Exemplo o uso do microfone para leitura e apresentação dos trabalhos com a utilização do computador na escrita. Os livros na biblioteca, os cadernos de atividades em sala etc. foram bem utilizados na aula deste vídeo em que o professor nos apresenta em sua pratica pedagógica. Milza

atividade 2

Atividade2 As contribuiçoes que podemos utilizar em nossa pratica pedagogica sao os recursos oferecidos para benificiar a aprendizagem do aluno e o dia-a-dia do professor. Por exemplo o conhecimento nas areas de linguagem ,ciencias humanas e sociais auxiliando na leitura, produçao de texto, conhecimentos gerais com imagens e musicas,deixando o educando motivado a aprender.

atividade da unidade 1


Atividade 1
Como professor sou uma eterna aprendiz como qualquer ser humano em busca de conhecimento para melhorar minhas aulas motivar os meus alunos com uso de novas tecnologias jogos musicas filmes para ajudar a turma refletir e expor suas ideias e ao mesmo tempo aprender ensinando uns aos outros e também desenvolvendo novos laços de amizade. E para mim muito prazeroso apreciar o avanço na aprendizagem do educando ouvindo seus relatos e avaliando suas atividades.


As tecnologias na educaçao

Diante da realidade do mundo digital não da para ficar sem usar esses recurso.